Riqueza

Venho me aventurar de novo na minha paixão que é a tradução, porém desta vez, o artigo original está em japonês. O autor é um moço chamado Mihiro Matsuda. Sua profissão é... bem, ele se autointitula como "perguntador", fazedor de perguntas, autor de perguntas, algo assim. E vem trabalhando, entre várias outras coisas, com consultoria para fazer novos negócios. Gosto muito do jeito simples dele expressar seus pensamentos, e o seguinte conteúdo, eu recebi como mail magazine. 

Para saber mais sobre ele, (está tudo em japonês, se tiver interesse, eu posso traduzir mais algumas coisas, só entrar em contato comigo ou deixar um comentário, será um prazer!) aqui está o link do site dele:

https://mahoq.jp/

https://shitsumon.jp/

Feitas as apresentações do autor, vamos ao artigo.

Ele faz parte de uma série de emails que ele anda enviando sobre os conceitos que ele foi aprendendo e fazendo dele o que é hoje. Todo mail tem o conceito e no final uma "pergunta mágica" para refletir sobre. 


#Riqueza


Eu sou Matsuda Mihiro

A primeira palavra-chave é #riqueza

Você é rico?

Eu sou rico.

Mas, antigamente, eu entendia a riqueza do jeito errado.

Quando meu saldo da conta bancária beirava os 50 ienes (em torno de R$ 2,50 atualmente).

Eu acreditava piamente que se eu tivesse bastante dinheiro, seria rico.

Eu achava que estar abençoado financeiramente seria o mesmo que ser rico.

Mas, percebi que isso era um erro muito depois disso.

Foi quando fui para Maui, depois que meus negócios começaram a dar certo.

Mesmo assim, não era que eu estava com uma grande folga na conta bancária, mas decidi me inspirar um pouco e experimentei me hospedar em um hotel que cobrava aproximadamente 100.000 ienes por noite. (R$ 5156,28 atualmente)

“Ah, como sou rico!”

Silenciosamente, tive a impressão de ser rico e pensei que aquilo era o que chamavam de riqueza.

Mais ou menos 10 dias depois

Eu estava dando a volta pela ilha de Maui de carro.

Estava passando um tempo casual, no meio do pôr-do-sol, com o carro estacionado.

A palavra que me veio sem pensar foi “como sou rico...”

Quando murmurei isso eu pensei.

“Ah, hoje eu não gastei nem um iene.”

Eu acreditava que era impossível me sentir sem pagar 100.000 ienes, mas eu percebi que posso sentir esse algo chamado riqueza sem usar dinheiro algum.

A partir daí, minha resposta à pergunta “o que é riqueza?” veio mudando.

Hoje eu tenho uma casa também no Havaí, eu vivo lá durante alguns meses no ano.

Nesse momento me deparei novamente com uma experiência interessante.

Ali moram muitas pessoas que possuem muito mais posses do que nós.

Não é raro ficarmos em mesas vizinhas dessas pessoas em restaurantes, e acabamos  batendo um papo. Assim, conversamos coisas do tipo:

Tiozinho rico:

- Quanto tempo vocês vão ficar no Havaí?

Mihiro:

- Estamos pensando em ficar por pelo menos um mês.

Tiozinho rico:

- Ooh, como você é rico!

Não só desse tiozinho, mas eu ouço a mesma coisa de várias pessoas.

O que eu senti com isso é que ser rico não se trata de quantidade de dinheiro.

Talvez para esse tiozinho, ser rico é ter bastante tempo.

Existem vários tipos de riqueza e também vários tipos de riqueza que nós buscamos.

É por isso que é importante saber com o quê você se sente rico.

E, é crucial estar ciente disso para obter essa riqueza.

A riqueza está logo aí, não está?

Pergunta mágica:

“Quando você sente que é rico?”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algo (um app) me disse, comece com o que tem

Aventuras fazendo leis!

Para aquele tio que ouço desde que me conheço por gente